domingo, 25 de maio de 2014

Obrigado, Simeone

Foto: ACTION IMAGES


Respeito, mas não entendo como pessoas que gostam mesmo de futebol puderam torcer ontem para o Real Madrid. Se há uma possibilidade tão clara de título improvável, que reverte todas as expectativas do mundo da bola e abala os paradigmas do esporte bretão, por que diabos você vai torcer pelo óbvio? Justiça? Quem torce por justiça, não torce pelo futebol. Se você quer que o melhor vença, assista basquete. Sobretudo quando se trata de um duelo tão definido entre ricos, famosos e perfumados - representados por Cristiano Ronaldo - contra "pobres" (sim, perto dos outros elencos eles são miseráveis), sem grife e suados - liderados por Diego Simeone, um dos sujeitos mais cruéis e catimbeiros que vi jogar e, hoje, um técnico pra quem todos têm que bater palmas de pé.

Que me desculpe o Rica Perrone (e outros), que diz que o Atlético não joga futebol e que o Simeone é uma "invenção" da mídia. O Atlético não só joga futebol, como tira ele não sei de onde. Não que o time colchonero não seja bom, longe disso, mas ninguém ali é craque, e o que era para ser apenas um time chato desbancou a hegemonia de cifras astronômicas de Barcelona e Real no Campeonato Espanhol e, por 120 segundos, não dominou a Europa  por completo.

Simeone tirou leite de pedra; fez todos acreditarem que eram melhores do que realmente eram, comprou briga com árbitros, pediu apoio da torcida, xingou o preparador físico, o médico, o roupeiro e, enfim, fez do Atlético um time de Libertadores disputando a Champions League. Jogando 150% por jogo, porque se fosse só 120% não daria para chegar tão longe pela diferença técnica para os gigantes europeus. Faca entre os dentes 90 minutos por vez, derrubando um a um. E derrubando o mais poderoso deles, o Real Madrid, até dois minutos do fim, quando Sérgio Ramos acertou uma cabeçada milagrosa e empatou a partida, salvando Casillas e Cristiano Ronaldo de suas atuações pífias. Ali o Atlético entregou os pontos. O cansaço emocional se juntou ao físico, e o esgotamento completo do time de Simeone fez com que a prorrogação parecesse fim de pelada, culminando num injusto 4 a 1 para os merengues.

Fiquei triste, órfão da surpresa, sem assistir Davi derrotar Golias no Estádio da Luz. Faz parte. Foi épico do jeito que foi, e sempre que vejo o replay em câmera lenta do Sérgio Ramos subindo para a cabeçada eu fico pensando que deve haver explicações metafísicas para um movimento tão perfeito àquela altura do campeonato. A bola entrando a poucos centímetros da trave e poucos centímetros também da luva do goleiro Courtois. E tudo muda. Futebol...

De qualquer modo é interessante que, por dois anos seguidos, dois dos quatro finalistas da Champions tenham sido zebras com muito menos poder financeiro que os outros clubes. No campeonato de maior pompa do mundo, Borussia Dortmund e Atlético de Madrid provaram que suor e alma em campo ainda fazem diferença. E que o dinheiro compra quase, mas não tudo.


Por Roberto Passeri.





2 comentários:

  1. Pô, na boa mesmo. Há uma grande confusão feita: torci muito pelo pequeno Atletico, por ser de menor investimento, jogar com garra e determinação poucas vezes vistas....agora...incensar aquilo como novo modelo de futebol, seria um retrocesso, ou melhor uma volta aos velhos arautos do futebolde resultados e que tem a seleção de 94 como maior ícone. Levamos 20 anos pra desfazer esse modelo, e graças aos Deuses do futebol, estamos conseguindo, visto termos ultimamente presenciado Alemanha e Espanha como modelos a serem seguidos. Lógico, que tem disciplina, tem marcação, tem correria....mas acima de tudo, tem técnica pura. Por favor me poupem dessa nova onda de simeonismos e dunguismos. Me incluam fora dessa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo.

    Não acho que o Simeone tenha um modelo a ser seguido, e nem acho que o futebol deve ter sempre um modelo a ser seguido como muito se pensa. Aliás, é isso que tem tornado tudo tão mais chato e pasteurizado o esporte. O segundo ponto é que não encaro da mesma forma que você. Acho que a seleção de 94 tinha limitações e jogou o futebol que podia jogar, levantando a taça, até porque foram derrotas dolorosas consecutivas e o Brasil precisava mais trazer a taça do que jogar lindamente. Assim como acho que o Atlético e o Simeone não são modelos a serem seguidos, apenas estão fazsendo o melhor que podem com o que são/têm. E isso é para se bater palmas. Esse é ponto.

    Obrigado por ler o blog e por abrir a discussão.

    Volte sempre.

    Forte abraço.

    Beto Passeri.

    ResponderExcluir