domingo, 9 de outubro de 2011

Não há Casa Pré-Fabricada


Para ler ao som de: System Of A Down - B.Y.O.B

Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, FIFA e o Comitê Olímpico Internacional traçaram um projeto infalível. Em três anos, dois eventos esportivos gigantescos no Rio de Janeiro. Uma grande oportunidade para o desenvolvimento. O programa previa o velho modelo proclamado na bandeira nacional: ordem para o povo e progresso para a burguesia. A população seria deixada de lado no processo. Um Estado de Exceção entraria em vigor, a soberania nacional seria suprimida em virtude dos espetáculos que a cidade irá receber.

Contudo, o exercício de futurologia das autoridades responsáveis pela organização dos espetáculos se mostrou incorreto. De súbito, surgem focos de resistência em diversas esferas sociais. A promessa de melhorias no cotidiano dos brasileiros se concretizou como uma quimera. Os questionamentos tornam-se constantes. Surge um desconforto irremediável na relação entre as organizações esportivas internacionais e os governantes.

A tentativa de limpeza promovida pela prefeitura do Rio gera reações internacionais. Os corredores viários que ligam pontos de extrema importância para os eventos, como o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Barra da Tijuca, região que concentra grande parte dos jogos das olimpíadas, realizam remoções desordenadas, que violam leis e a dignidade de várias famílias cariocas. A população local, por meio de vídeos que já superaram os dois mil acessos no youtube, abriu os olhos de organizações de Direitos Humanos internacionais. Após a grande repercussão, ONU investiga a maneira como os moradores têm sido retirados de suas moradias.

A coalisão da FIFA, do COI e dos políticos locais havia planejado uma realidade para o Rio de Janeiro. Construíram uma projeção. Entretanto, não há casa pré-fabricada. A população não aceita as imposições das autoridades. O Mundo das Idéias é cruel. Engana românticos e ingênuos. E acreditar que os cariocas acompanhariam passivamente mandos e desmandos arbitrários é uma ingenuidade que não será perdoada.


Por Helcio Herbert Neto.

2 comentários:

  1. Bom dia Helcio! Ver que o Rio grita contra esta nova espécie de ditatura,sonsa e disfarçada é a melhor notícia que vc poderia me dar.Sou Carioca,apaixonada pela minha cidade com tudo o que ela tem de bom e ruim,hoje,por questões que não vem ao caso,moro fora do Estado mas o Rio nunca saiu de mim e me entristecia muito ver tudo o que está acontecendo e não reconhecer a força do povo Carioca,nas ruas e nas redes sociais,que conheço tão bem.O Rio,e nossa história prova isso,não é como muitos acham,uma cidade onde as pessoas só querem saber de praia e carnaval e adorei constatar que nossa vóz ainda é alta.Abraços,Anna Kaum.

    ResponderExcluir
  2. Melhor que o texto foi a escolha da musica! Mandou bem,Helcio_Maneiro.

    ResponderExcluir