terça-feira, 22 de março de 2011

Anacrônicas Desportivas: Nada como... Uma Bela Retranca




Ao invés do monótono som do ar-condicionado, um bom papo. No lugar do marasmo de uma sala que mais parece um escritório, uma conversa que gerou boas gargalhadas. Contrariando a lógica das redações modernas, onde as respostas não estão nas pessoas, mas nas máquinas, uma relação humana se estabelece em um lugar que parecia ter esquecido o humanismo há muitos anos.

E nessa ocasião surpreendente surge o questionamento que me tirou, me tira e sempre irá me tirar do sério quando relembrar o assunto. Quando falando de relações amorosas, todos da mesa apontaram a primeira coisa que lhes chama atenção nas mulheres: um mais romântico foi enfático ao dizer que são os olhos que lhe magnetizam, outro mais despojado foi direto às pernas, e por ai foi... até chegar minha vez.

Foi como andar na prancha de um navio pirata. De um lado, a imensidão das características das mulheres que me prenderam a atenção, de outro os olhos afiados dos amigos curiosos. Impossível decifrar uma semelhança entre todas elas. Impossível escapar da pergunta que, para os companheiros, tinha resposta intuitiva e instantânea.

Desconversei, tentei mudar de assunto. E consegui. O papo seguiu, o tempo da escala passou rápido e fui pra casa. Mas ficou a dúvida, a pergunta ecoando na minha cabeça. A aflição foi ampliada quando percebi que todos os meus amores não tem essa matriz, essa raiz semelhante. Todas as minhas paixões são misteriosas, indecifráveis, incógnitas. E partiu daí a motivação para escrever esse texto.

Meus caros amigos, como me atraem os times faceiros, alegres e habilidosos. Ver um Barcelona, seja do Ronaldinho Gaúcho ou do Messi, ver um Santos, seja de Diego e Robinho ou Ganso e Neymar, é inenarrável. Um futebol sem preocupações defensivas, sem respondabilidade e, por fim, sem respeito. Além do Bem, do Mal e da Moral, o estilo conhecido como "genuíno brasileiro" é encantador.

Entretanto, sou incapaz de decifrar um ideal também de estilo futebolístico. E é aì que surge minha adimiração pela beleza marginal, esquecida pela maioria. Como é encantadora uma retranca, três zagueiros, técnico rabujento e bola para o mato. Uma retranca como a da Inter do Mourinho ou do Leonardo, do Tottenham ou da Seleção Italiana. O Futebol Força, Futebol Eficiência é sim muito interessante.

É nesse momento que eu descubro que sou um verdadeiro fã desse esporte. Ao sol, à sombra, botinudo ou presepeiro eu estou lá, assitindo e admirando. É só assistir a Champions League desse ano, que para mim, é a melhor dos últimos tempos. Tem de tudo para todos os gostos. É bom que eu me destraio e esqueço de ficar buscando a tal essência...


por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário