quarta-feira, 9 de março de 2011

Anacrônicas Desportivas: Oásis Romântico

Jogo do Barcelona contra o Arsenal, nesta terça-feira, pela Champions League.

O Barcelona desperta o fascínio de todos os fãs do futebol. Que novidade! Razão para o sorriso dos amantes do futebol, o time catalão está estampado no sorriso de canto de boca nas manhãs das escolas, redações e campos de várzea. Contudo, meus caros, vocês já se perguntaram o porquê?

Sim, também é devido ao seu modo de jogar. A maneira ofensiva como o time se comporta em campo realmente desespera os adversários. A entrada de Busquets e Abidal no jogo de ontem são uma prova de que time que monopoliza a posse de bola pode dar um refresco aos seus zagueiros. Tudo isso é verdade. Entretanto, vários times jogaram bem, vários times ganharam de seus adversários com maestria. Um bom exemplo é o Real Madrid no começo da temporada. Era show atrás de show.

Não obstante, após o baile que o Real levou no Camp Nou na Liga Espanhola, tudo isso foi por terra. E assim aconteceu com tantos outros. A diferença entre e o Barça e os bons times é o alicerce de sua maneira de jogar. São as "cantoneras" de onde saem os craques, é o número de jogadores locais no time titular, é o espírito catalão que emana de quem veste a camisa azul e grená.

Nesses tempos do instantâneo, do "clic", quando a identidade é volátil e efêmera, é muito bom ver um Barcelona tão Barcelona. Foi como ver um Santos verdadeiramente praieiro ano passado. Conseguir ser original, genuíno é o resgate de uma essência que buscamos constantemente nessas épocas de globalizações e mídias de alta tecnologia.

E o melhor: não se trata de um nacionalismo tolo, nem mesmo se trata de xenofobia. O caso Messi mostra que o logradouro onde é emitido a certidão de nascimento não é definitivo para o sentimento de pertencimento. Basta ver que Messi só é Messi quando representa as duas cores da Catalunha.

Dessa maneira, quando ligamos a televisão para assistir o Barcelona nos esbaldamos com o futebol que aqueles jogadores apresentam e com a identidade que representam. Por isso, afirmo que o Barcelona é o melhor time do Planeta. E se os fatos não legitimarem o que digo, azar dos fatos.

por Helcio Herbert Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário