terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Noite do 10

A noite do 10 - Entrevista com Pelé - Parte 1

A noite do 10 - Entrevista com Pelé - Parte 2


Nos números, não há questionamentos. Desde os dezesseis anos, Pelé começou a construir uma carreira com vitórias inquestionáveis. Aqueles que nasceram no mesmo país, mas após o fim da carreira do Rei, ratificam a majestade desse grande jogador. Contudo, próximo daqui, na Argentina, há outro ídolo inquestionável.

Maradona não possui grandes números, contraria as estatísticas. Nunca foi campeão continental por seus clubes, acumulou desentendimentos com presidências e com outros grandes jogadores, ficou longos períodos longe dos gramados por contusões. Entretanto, em atuações nada convencionais, obteve a idolatria de milhões e milhões de torcedores.

Assim se fez no Napoli e, principalmente, na Seleção Argentina. Com um estilo despojado, lúdico e irreverente, Don Diego assombrou adversários. Além de erguer taças por suas equipes, ele proporcionou momentos inesquecíveis a seus fãs, gerando uma embriaguez de felicidade.

É injusta a comparação entre essas duas figuras, tal como tentar descobrir qual deus era mais poderoso na Grécia Antiga, Apolo ou Dionísio. Perfis opostos e complementares; a estabilidade de uma carreira irretocável ou a esquizofrenia de surtos de um personagem capaz de levar ao êxtase o público.

Por isso se faz tão singular esse momento produzido no Programa La Noche Del 10, apresentado por Maradona há cinco anos. Oportunidade ímpar de presenciar a interação harmônica entre esses dois pólos de estilo, seja dentro ou fora de campo.
Por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário