quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Miami, América Latina, Brasil

Miami é a mais latina cidade do mundo. Mais do que em todas as capitais da América Latina, a comunhão entre os povos do Cone Sul, da América Central e do México se dá de maneira intensa. Entretanto, nesse vasto cardápio de culturas, uma possui destaque.

Na primeira quinzena de agosto começou uma mostra de Cinema Brasileiro. Incentivada pela ANCINE, do Governo Lula, a produção cinematográfica Tupiniquim impressiona os povos do Hemisfério Norte.

Enquanto isso, na rede de mercados Walmart, há um espaço reservado para a nossa literaturatura. O novo livro de Paulo Coelho - o escritor Verde e Amarelo mais lido no Planeta - está no alto da estante, ao lado da Saga Crepúsculo.

Contudo, foi no Diário Sun, da Flórida, que nossa mais genuína cultura foi representada. O jornal apresentava um discurso melancólico no dia após a derrota da Seleção Americana para aquilo que os Yankees chamaram de " O Brasil do Futuro ".

Diante de um estádio com setenta mil pessoas, a Seleção Brasileira de Mano Menezes passou por cima de uma população que, finalmente, está familiarizada e apaixonada pelo Soccer.Sendo assim, parece que voltamos a apresentar aquele futebol leve, que sempre foi a Alegria de Nosso Povo.

Tomara que seja apenas o começo de uma trajetória, tanto para a solidificação de nossa cultura dramatúrgica e literária no cenário internacional, quanto para uma camapanha vitoriosa na Copa de 2014. E viva nossos irmãos latinos; das terras de Guevara, Zapata, Fidel, Sandino e Allende.


De Miami, por Helcio Herbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário